1 de set de 2014

Literalmente errado.

Bom dia, literalmente!

Já comecei o texto assim, empregando a palavra literalmente sem necessidade, pois este post é dedicado a todas as pessoas que desconhecem o uso correto da palavra. E não são poucas! Em casa, no trabalho e na universidade, diversas vezes eu me deparo com situações realmente cômicas causadas pelo emprego inadequado da palavra literalmente

Certa vez, depois de uma prova bem difícil  de Nutrição Clínica, uma colega me diz: "— Nossa, eu me caguei toda durante a prova, literalmente!". Meu Deus, eu pensei. Se essa criatura soubesse o que está falando! 

Parece-me que as pessoas usam a palavra literalmente no sentido de realmente, ou algo do tipo, para dar ênfase. Mas não é nada disso!

Literalmente significa rigoroso, restrito, claro, conforme a letra do textoÉ o uso de uma expressão na sua verdadeira acepção. Por exemplo, a frase “o homem estava morrendo de fome”, pode ter dois sentidos: o sentido literal e o sentido figurado. Utilizada no sentido figurado, a frase é apenas uma hipérbole para enfatizar que  o homem estava com muita fome. No entanto, se a intenção é dizer que o homem estava morrendo porque não se alimentava, a frase será então interpretada literalmente, ou seja, conforme está escrita.
Por isso, é comum acrescentar o termo “literalmente” quando há intenção de evidenciar o verdadeiro sentido das palavras utilizadas. A palavra literalmente só deve ser referida quando a frase ou expressão possui diferentes acepções.
No Brasil há uma enorme variedade de expressões cuja interpretação mais usual não é normalmente feita no sentido literal:  “cair a ficha”, "dor de cotovelo", “estourar uma bomba”, “o pulo do gato”, “quebrar o galho”, “queimar o filme”, "segurar vela" etc.

O Tumblr Errado Literalmente publica diversas pérolas que as pessoas dizem por aí, e os comentários são muito engraçados!


Abraço. Até mais!

2 comentários:

Andre Filipe Salesbram disse...

Confesso que ri da parte em que sua amiga fala, literalmente, que se cagou, literalmente. Literalmente, estamos morrendo com esse português medíocre das pessoas. (Por favor, não me julguem antes de entender minha ironia nos "literalmentes"!!)

Seu blog alcançou o nível de ensinamentos gramaticais hahahaha gostei do texto!!

Até mais, literalmente.

Vinícius M.C. disse...

Às vezes me pego falando literalmente errado.
Há muito parece que essa palavra perdeu o seu verdadeiro sentido, muitas vezes as pessoas acrescentam ela apenas para enfatizar, parecer mais bonita a frase, o que quase sempre, não precisa.