8 de mar de 2013

Música Nacional

Olá bípedes. Já fazem dias que não publico algo sobre música, então hoje vou tirar o atrasado. Nos últimos tempos de minha pacata vida, tenho escutado, sobretudo, música nacional. Nessa postagem constam algumas das músicas/bandas/cantores que descobri ou me indicaram recentemente. (Todas as músicas citadas possuem um link para seu vídeo no YouTube.)

Zeca Baleiro

"Ando tão à flor da pele, que meu desejo se confunde com a vontade de não ser..."

Zeca Baleiro iniciou sua carreira em 1997, mas até esse ano eu nunca tinha ouvido falar dele. A primeira canção que conheci foi Flor da Pele, e agradou-me muito. As outras músicas dele que gostei bastante foram Bandeira, Telegrama e sua versão de Proibida Pra Mim. 


Fagner

"Num edifício sem janelas, desenhei os olhos dela, entre vestígios de bala e a luz da televisão..."

A carreira do Raimundo Fagner é de longa data, mas eu ainda não conheço muitas músicas dele, gosto de ouvir Dezembros e Revelação. A banda Engenheiros do Hawaii regravou a música Revelação, e eu prefiro essa versão em relação à original.


Landau

"Vou na boléia a vida inteira, deixando um rastro de poeira. Eu vou rodar o mundo inteiro, a minha vida não tem freio. E vou seguindo estrada à fora, apago a tristeza da memória, vou compondo a minha história de buraco e quebra mola..."

O cantor e compositor mineiro Flávio Roberto Landau está na estrada desde 1994. Tem algumas músicas boas. Gosto de Buraco e Quebra-mola.


Elis Regina

"Não quero lhe falar, meu grande amor, das coisas que aprendi nos discos..."

Bah, a Elis Regina todo mundo conhece. Por enquanto, tenho escutado unicamente Como Nossos Pais, escrita pelo Belchior. Sua interpretação é sensacional!


Sá, Rodrix e Guarabyra

"Eu vou virar a própria mesa, quero uivar numa nova alcatéia. Vou meter um Marlon Brando nas idéias e sair por aí. Prá ser Jesus numa moto, Che Guevara dos acostamentos, Bob Dylan numa antiga foto..."

Sá, Rodrix & Guarabyra são um trio musical surgido no início da década de 1970, o grupo se notabilizou pela criação do chamado rock rural, em que se mesclavam diversas influências musicais, do rock à música sertaneja (ou caipira). O que eu posso dizer é que a música Jesus Numa Moto tornou-se uma das minhas preferidas! Acho que é uma das melhores que já escutei (posso estar exagerando, mas enfim...gosto muito).


Os Mutantes

"Vá embora antes que eu chore, tenho frio! Vou trancar-me para nunca mais abrir, pro sabor dos nossos sonhos não fugir..."

Os Mutantes é uma banda brasileira de rock psicodélico formada durante o Tropicalismo no ano de 1966, em São Paulo, por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias. Também participaram do grupo Liminha e Dinho Leme. Eu baixei a discografia inteira, mas minhas preferidas são Virginia, Desculpe Babe, Ave Lúcifer, It's Very Nice Pra Xuxu, Portugal de Navio, Vida de Cachorro e Posso Perder Minha Mãe, Minha Mulher, Desde Que Eu Tenha o Rock and Roll.

Um comentário:

Caroline Souza disse...

Que lindeza de post, amo todos esses cantores/bandas que você citou o único que não conheço é o Landau, mais já vou buscar sobre ele :)

Beijos, ameamai.blogspot.com/