25 de mai de 2012

Semana #1 - Mari Saudável

Olá! Como vocês sabem, essa semana eu mudei a minha rotina, alterando meus hábitos alimentares e começando a fazer atividade física, tendo em vista uma vida mais ativa, saudável e com mais qualidade. Pois bem, toda semana eu vou relatar aqui o que ando fazendo, então vamos a Semana #1.

Projeto #Mari Saudável - 1ª Semana                                                                                

NOVA ROTINA:                                                                                                               

Antes eu acordava às 11:00h, agora eu acordo às 7:20h. Não tive nenhuma dificuldade pra acordar cedo nessa primeira semana, espero que continue assim durante o inverno gaúcho. Então, levanto às 7:20h, me arrumo, tomo café da manhã, às 8:00h vou pra praça. Me alongo uns 15 minutos, caminho meia hora, faço alguns exercícios para as pernas na Playlândia (um lugar na praça com aparelhos de ginástica). Daí eu volto pra casa, faço um lanche, depois só como de novo no almoço. Continuo ficando no computador a tarde inteira. Me alimento de novo às 3h . Depois, antes de ir na faculdade, às 16:30h, como mais alguma coisa. Vou pra aula, estudo, chego em Crissiumal à 1h da manhã e vou dormir.

SOBRE A ATIVIDADE FÍSICA:                                                                                      

No primeiro dia, fomos caminhar Joice, Sandra e eu, depois disso apenas Sandra a eu. Tem sido bem divertido ir caminhar na praça. Um dia a gente não foi e eu já senti falta. Conversamos e às vezes colocamos uma música no celular pra animar. É mais estimulante caminhar ouvindo Metallica, Muse ou Chuck Berry! Achei que ia sentir algum desconforto muscular por me exercitar na Playlândia (como acontecia antigamente), mas isso não aconteceu dessa vez. Um dia desses pretendo levar cordas pra gente pular e mudar um pouco o tipo de exercício. 

SOBRE A ALIMENTAÇÃO:                                                                                            

Agora eu tento me alimentar seguindo dois guias, a Pirâmide dos Alimentos e os 10 Passos Para Uma Alimentação Saudável. 

O que já mudou na minha alimentação?

* Estou comendo no mínimo 4 frutas diferentes por dia.
* Ainda não alcancei a quantidade recomendada de legumes e verduras, mas já aumentei o meu consumo.
* Como feijão 5x  na semana.
* Reduzi o consumo de doces, biscoitos, salgadinhos...
* Aumentei o número de refeições que eu fazia em um dia. Agora eu também faço desjejum, lanche da manhã, dois lanches na tarde.
* Procuro me alimentar de 3 em 3 horas. Com exceção do horário antes de ir pra faculdade.
* Aumentei o meu consumo de água para três garrafinhas diárias - 1,5 L.
* Aumentei o consumo de cereais, pães, tubérculos e raízes, cuja recomendação diária é de 6 porções. Antes eu comia, em geral, duas porções, consegui aumentar para cinco.
* Comecei a comer mandioca, coisa que não fazia antes, visando aumentar o meu consumo dos alimentos citados no item anterior.
* Reduzi o consumo de refrigerantes significativamente, coisa que já vinha fazendo há um mês. Agora só em festas (coisa que nunca vou) e só se não tiver outra coisa pra tomar. Mas geralmente tem água, o que eu realmente prefiro. Nunca bebo cerveja e  praticamente não gosto de nenhuma bebida alcoólica. Adoro sucos naturais!

Eu fiz um cartaz bem colorido com os 10 Passos Para Uma Alimentação Saudável e colei na parede da cozinha:


SOBRE ALIMENTAR A MENTE:                                                                                

* Pela parte da manhã eu tenho conseguido evitar o uso do computador.

* Comecei a ler o livro Os  Sofrimentos do Jovem Werther (1774), de Johann Wolfgang von Goethe. Esse livro é simplesmente incrível!  Um clássico que vocês devem ler! :)

* Terminei de ler um livro sobre a fome, que eu estava enrolando fazia tampo!

* Sobre estudar...isso ainda tenho dificuldade. Mas também, eu mal termino um trabalho e já tem outro. Tenho três artigos pra fazer. Eu sei que agora eu deveria estar estudando, mas estou postando no blog. Prometi pra mim mesma que depois que terminar essa postagem vou começar a fazer meus trabalhos e sair do Facebook.

Eu ainda queria falar sobre meu peso nesse post, mas como ele está ficando muito longo, vou deixar para o próximo.
Sabe...Estou bem feliz com a minha nova rotina! Mas ainda tenho que melhorar! Beijos e até mais!  :)


9 comentários:

Francheska disse...

07:20??!! rs
nesse caso não está dormindo as recomendadas oito horas diárias de sono =P

Mariane Bach disse...

Verdade, haha! :)

Valentin Trevizani disse...

Putz, to com inveja da sua rotina. Sério mesmo.
Estou fazendo cursinho e os únicos lugares que vou são Escola - Caso, Casa - Escola. Não tenho tempo nem de ir fazer as tarefas pessoais (cortar cabelo, exercitar, ler um livro (romance), etc). Já tentei milhares de vezes conectar essas atividades diárias em minha carga horária, mas não dá mesmo. Vou tentar medicina, e acho que isso já é auto-explicativo. Hahaha.
"Antes eu acordava às 11:00h, agora eu acordo às 7:20h". Só por essa frase eu já tiro o chapéu. É muita força de vontade.. hahaha
Muito boa a sua alimentação, eu também fazia isso em 2010.
Abraço.

Gugu Keller disse...

Parabéns! Sei bem o quanto isso tudo não é nada fácil!
GK

Dorico From Hell disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dorico From Hell disse...

Oi Mariane, sou Dorico F.H, um dos autores dos blogs Refugium Immortalium e do The Monsters of Rock, eu achei seu blog bem interessante, e eu queria propor uma parceria entre nossos blogs.
Estou deixando os links dos meus dois blogs:
http://refugiumimmortalium.blogspot.com.br/
http://the-monsters-of-rock.blogspot.com.br/

Andre Filipe Salesbram disse...

Estou eu precisando de algo assim! Uma mudança drástica! Ultimamente tenho dado espaço somente a minha evolução mental. Tenho escrito mais que o comum, prestado mais atenção às aulas e comecei a ler o livro que retrata detalhadamente a história do Chris McCandless (Alex Supertramp)e meu, parece-me que estou acatando novamente meus ideais mais rebeldes e primitivos, recomendo! Enfim, espero que consiga manter-se nessa rotina e que não seja algo momentâneo como é na maioria das vezes para todos...

Ana LazaFornaza disse...

Nossa Mariane! Preciso disso URGENTE! Sempre QUERO começar, PENSO em começar, mas NUNCA dá certo. É frustrante. Preciso de um cartaz igual ao seu!!!! Você está certíssima força para manter esse ritmo saudável. Sabe que você me deu ânimo, pelo menos para começar aos pouquinhos como: cortar o refrigerante, beber mais água, diminuir bastante os doces, frituras e porcariadas e acordar mais cedo! (Preciso caminhar tb!!!) Adorei! Vou seguir o #Mari Saudável e tentar te acompanhar no que eu puder! Beijos!

Yasmin disse...

Oi Mariane tudo bem! Eu havia lido o seu post sobre sua nova rotina, eu também estou precisando mudar a minha rotina sedentária.
Enfim respondendo ao seu comentário no meu blog na matéria sobre "belezas", eu tenho que dizer que passei pelo mesmo que você sabe.
Desde cedo sempre ouvi as pessoas dizendo: como você é magra!
Também aqueles apelidos como seca, pau de vira tripa, mas como você disse a beleza interior também conta e cá entre nós pessoas bonitas as vezes são tidas como meros objetos.
Até mais!
http://conexaoimaginetics.blogspot.com.br