19 de mai de 2012

Projeto #MariSaudável :)


 (Não riem do nome.)

Olá seres humanos! Tudo bem com vocês? Hoje eu irei falar de um assunto um pouco diferente de música ou roupas...Falarei sobre ser saudável. Por que? Bem, já faz um tempo que ando insatisfeita com o meu modo de viver. Me tornei sedentária, não estou com o peso adequado, me sinto cansada e fraca. Além disso, como vocês sabem (ou não!), eu sou acadêmica do curso de Nutrição da Unijuí, o que influenciou diretamente nesse meu desejo de mudar, afinal, é quase impossível ter aulas sobre alimentação e hábitos saudáveis e não ser contagiada, pelo menos um pouquinho, pela vontade de viver melhor. 

...E eu acredito que ser saudável ajuda a ser feliz! :)

Além disso, se eu vou ser uma nutricionista e falar para as pessoas sobre hábitos saudáveis, na minha opinião, eu devo praticar tais hábitos. E espero influenciar outras pessoas positivamente! :)

Lembrei-me de uma frase de Tolstói: Todos pensam em mudar a humanidade e ninguém pensa em mudar a si mesmo.

Eu quero mudar o mundo, então, nada mais sensato do que começar por mim mesma!

Pra vocês entenderem melhor o porquê de eu querer mudar, vou apresentar a minha atual rotina (daqui alguns dias apresento a  nova rotina):

Atual Rotina:

Acordo às 11:00, não tomo café-da-manhã (se como alguma coisa é muito pouco), almoço, fico a tarde inteira no computador, não estudo, quase não como,  pego o ônibus pra faculdade as 16:50h, me alimento de muitos lanches no ônibus, vou pra aula, como alguma coisa lá pelas 21h, volto pra Crissiumal, chego em casa à 1h e vou dormir. Ou seja, faço apenas uma boa refeição por dia e não pratico nenhuma atividade física.


Então, basicamente, eu vou tentar manter atividades físicas, me alimentar melhor, estudar e ler mais. Um dos meus guias, é esse aqui abaixo, com os 10 passos para uma alimentação saudável.

10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

1 - Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras - coma 5 vezes por dia.

2 - Coma feijão pelo menos 1 vez ao dia - no mínimo 4 vezes por semana.

3 - Reduza o consumo de alimentos gordurosos como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela e outros embutidos, frituras e salgadinhos - máximo de 2 vezes por semana.

4 - Reduza o consumo de sal - tire o saleiro da mesa.

5 - Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições. Para o lanche prefira as frutas.

6 - Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 3 vezes por semana.

7 - Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário. A melhor bebida é a água!

8 - Aprecie a sua refeição - coma devagar. Faça das refeições um ponto de encontro da família. Não se alimente assistindo TV.

9 - Mantenha seu peso dentro de limites saudáveis. Veja no serviço de saúde se o seu peso está adequado para a sua altura.

10 - Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro. Suba escadas. Não passe muitas horas assistindo TV.

(BRASIL, Ministério da Saúde, 2009)


Por mais que eu tenha vontade própria, eu funciono melhor em companhia de outras pessoas, por isso convidei minhas amigas para fazerem atividade física comigo. Assim fica muito mais divertido! :) Eu sei que vai ser difícil eu me manter na linha, mas dessa vez vou tentar de verdade. Pretendo relatar algumas coisas aqui no blog, então vocês irão acompanhar o meu sucesso ou fracasso. Ahh, minhas postagens sobre nutrição ficarão bem mais frequentes de agora em diante. Por hoje é isso, beijos.

6 comentários:

Yasmin disse...

Ando na mesma situação que você! Muito sedentária!
Mas a minha alimentação é boa, cuido muito dela porque tenho gastrite e se exagerar nas guloseimas acabo passando mal.
Mas é uma boa dica essa sua pra quem deseja alterar sua rotina e melhorar sua saúde, somos o que comemos não?
bj

Francheska disse...

O item 6 é o que eu mais preciso melhorar =X

Vinícius M.C. disse...

Gostei muito da atitude de mudar, pois seria meio que hipocrisia uma nutricionista com hábitos alimentares ruins, e é claro para mudar o mundo temos que mudar a nós mesmos! parabéns pela iniciativa.

Gugu Keller disse...

Tendo a crer que o ideal é atingir um equilíbrio entre o que faz bem e o que dá prazer. O que vc acha?
GK

Mariane Bach disse...

Concordo que é preciso encontrar um equilíbrio. E melhor ainda se você conseguir transformar aquilo que faz bem em algo prazeroso! Quando você diz "atingir um equilíbrio entre o que faz bem e o que dá prazer", me passa a idéia que a maioria das pessoas tem, de que tudo que é bom faz mal, e que aquilo que é saudável é ruim e chato. Como se ser saudável e ter prazer fossem antônimos, o que eu discordo.
Mas eu entendi teu ponto de vista...Se aquilo que lhe dá prazer não é saudável, não precisa acabar totalmente com aquilo, apenas encontrar a medida a certa, um equilíbrio.

Abraço! :)

Mariane Bach disse...

medida certa*