21 de abr de 2012

Roller Derby


O Roller Derby é um esporte de alto contato jogado por mulheres sobre patins (rodas paralelas). Criado na década de 30, ele consiste numa corrida praticada em uma pista oval na qual 2 times de 5 jogadoras cada  disputam, entre esbarrões e muita ação, cada ponto.
Os objetivos do Roller Derby são relativamente simples. Cada equipe possui na pista um único patinador capaz de marcar pontos (“Jammer”), cujo objetivo é dar o maior número de voltas possíveis nos patinadores do time oposto.
Os patinadores restantes, que não estão marcando pontos, trabalham tanto no ataque, quanto na defesa, ao mesmo tempo – para bloquear a Jammer oposta e abrir o caminho para sua própria Jammer.

Para entender melhor o que é e como funciona o Roller Derby, assistam a esse guia pático, produzido pelo studio Nutzfly em parceria com a 1º liga brasileira  de Roller Derby - Ladies of Hell Town.


Eu fiquei sabendo desse esporte através de meu irmão (blog: Educação Física), mas ele só me conquistou mesmo depois que assisti ao filme Whip It, protagonizado por Ellen Page e dirigido pela Drew Barrymore, e depois que vi na RBS TV uma reportagem com uma liga aqui da minha região, a Chilli Queens, 1ª liga de Roller Derby do Rio Grande do Sul.


Sinopse do filme Whip It! (Garota Fantástica): Ellen Page (Juno) é Bliss Cavendar, uma texana de 17 anos que se vê diante de duas opções: levar a sério o concurso de beleza da cidadezinha onde vive ou tentar a sorte no circuito de Roller Derby - modalidade esportiva predominantemente feminina, com equipes disputando corrida de patinação em pistas ovais.
Eu gostei muito desse filme, não só por falar de Roller Derby, mas também pelo resto da história, os dramas e romances. Eu indico ele mesmo para quem não se interessou pelo esporte :)



Segue abaixo o trailer do filme:



E vocês, o que acharam desse esporte? Comentem!
Beijos, Mari.  :)

Fontes:


7 comentários:

Moda de Subculturas disse...

Adorei o post! Eu adoro Roller Derby e o fato de aceitar mulheres de todas as idades e tipos de corpo.
O Whip it é um de meus filmes preferidos sobre o tema.
bjs!

Gugu Keller disse...

Vc está pensando em praticar? Tem que ser forte, hein?
GK

May Pacheco disse...

naum tm q ser forte... tem q ser persistente Gugu... será muito bem vinda a nossa liga se resolver treinar :D

XOXO
WILD FOXX #09
PRESIDENTE E FUNDADORA
CHILLI QUEENS DERBY LEAGUE..

Yasmin disse...

Esses dias assisti a uma matéria sobre esse esporte, eu gostaria de pratica-lo um dia!
http://conexaoimaginetics.blogspot.com.br
bj

Ana LazaFornaza disse...

Adorei! Esse esporte é a minha cara! E olha que sempre odiei educação física e esportes em equipe! Mas esse é todo especial e tem estilo!!! Embora eu seja uma pata choca (como diz meu marido) gostaria de tentar o Roller Derby! E adivinha... encontrei uma equipe aqui da minha cidade, São José do Rio Preto!!! Mandei e-mail e estou aguardando a resposta... Obrigada Mariane! Conheci o esporte aqui no seu Blog e vou repassar no meu Blog, ok?! Beijos!

Ana LazaFornaza disse...

É... ninguém da liga de Rio Preto entrou em contato comigo e o pessoal da "Ladies of Hell Town" disse que provavelmente elas pararam com o esporte. Que pena :(

Mariane Bach disse...

Ahh, que pena mesmo! Eu estava tão animada por você! :(