9 de mar de 2012

Anos 80!


Olá seres humanos! Hoje eu vim falar sobre os anos 80, essa década que encanta muita gente. Pois bem, eu não curti a vida adoidada nos anos 80, afinal, eu sou um jovem produto da década de 90, mas isso não me impediu de ficar fascinada por essa década.


A moda e os cortes de cabelo eram de gostos duvidosos. Mas a música, o cinema, os videogames e a globalização da cultura pop fazem dos anos 80 uma época nostálgica, até mesmo para quem não vivenciou aqueles tempos. Para os jovens brasileiros, a década trouxe ainda um clima de liberdade, conquistada com o final do período da ditadura militar (1964-1985) e o processo de redemocratização do país. 

No campo da música jovem, nunca o rock foi tão diversificado nem se confundiu tanto com o gênero pop, como nos anos 80. Tanto lá fora como aqui. Os sucessos iam do new wave de Talking Heads e B-52’s ao gótico de Siouxsie & The Banshees e The Cure, passando pelo rock alternativo de The Smiths e U2, o eletrônico de New Order e Depeche Mode e o pop-rock brasileiro de Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Titãs. Já a música pop reinava nas vendagens e na parada de sucesso comandada pelos fenômenos Michael Jackson e Madonna.

No cinema, a hegemonia dos filmes teens rendeu “clássicos” como “Curtindo a Vida Adoidado” (dir. John Hughes, 1986) e “A Garota de Rosa-Shocking” (dir. Howard Deutch, 1986), além das seqüências arrasa-quarteirões de Indiana Jones, “Guerra nas Estrelas” e “De Volta para o Futuro”. Apesar dos sucessos do cinema, o entretenimento nos anos 80 foi cada vez mais para dentro das residências. Graças à popularização da tecnologia digital, com os CDs, os videocassetes, os computadores pessoais e os videogames, que iniciaram uma nova era e uma nova tendência da cultura jovem.

Mas nem tudo foi diversão. O avanço da Aids potencializou preconceitos e intolerâncias, a ascensão de uma mentalidade ultraliberal na economia foi comandada pelos governos conservadores de Ronald Reagan nos EUA e Margaret Thatcher no Reino Unido e a Guerra Fria manteve a paranóia do holocausto nuclear. A juventude passou a ser um valor dominante e todos saíram em busca dela. Parte dos adolescentes aderiu aos princípios da “geração saúde” e muitos dos adultos passaram a tentar aparentar e se comportar como jovens.




A década de 80 produziu muita música boa, músicas que eu passei a semana ouvindo. E eu fiquei tão animada com isso, que montei uma pasta de sucessos do rock dos anos 80 e hospedei no 4Shared pra quem quiser fazer o download. E eu espero que alguém faça, porque deu trabalho! Eu sempre usei o 4shared pra baixar música e arquivos, mas é a primeira vez que eu compartilho algum arquivo online (a propósito, se alguém daqui for baixar e tiver algum problema com os arquivos, me avise!). Nessa pasta tem só 20 músicas (que foram escolhidas a partir do meu gosto musical),  o que é muito pouco relacionado com o grande número de sucessos dessa década, eu indico vocês a explorarem mais músicas, tanto de rock como  pop.

Essa é a minha playlist:
Bee Gees - Staying Alive
Billy Idol - Dancing With Myself
Billy Idol - Rebel Yell
Bon Jovi - You Give Love a Bad Name
Cyndi Lauper - Girls Just Want to Have Fun
Dire Straits - Tunnel of Love
Dire Straits - Walk of Life
Eurythmics - Sweet Dreams
Guns n' Roses - Paradise City
Guns n' Roses - Patience
Kenny Loggins - Footloose
Kiss - Forever
Kiss - Lick it Up
Kiss - Strutter
Men At Work - Land Down Under
Ozzy Osbourne - Crazy Train
P.I.L. - Rise
The Cure - Boys Don't Cry
The Pretenders - Don't Get Me Wrong
Tom Petty - Free Falin'


>> Download pelo 4Shared.

Essa postagem vai entrar pra história como aquela que mais me deu trabalho pra escrever, porque eu não queria simplesmente dizer as músicas para vocês, eu queria disponibilizá-las, para que vocês não precisassem sair catando uma por uma como eu fiz. Agora, para terminar o post, o vídeo de uma música pop que não está na minha lista (porque eu descobri ela depois de fazer a playlist), Flashdance - Irene Cara. Recordar é viver! Espero que tenham gostado! Beijos e até a próxima! Comentem!

 


4 comentários:

Carol disse...

OMG! ta se empenhando essa guria!
posso ver que Billy Idol fez um estrago na sua cabeça né ;D HAHHAAHA
Adorei o post Bari! :D

Gugu Keller disse...

Maravilhoso, Mariane! Eu, que vivi intensamente aquela época, fico simplesmente fascinado com esse teu interesse por ela! Parabéns! Vc é uma jovem de muito bom gosto e sensibilidade!
GK

Gabriel Kryszczun disse...

musicas q me lembram os anos 80 ( tirando as do IRON MAIDEN pq se não seriam todas deles rsrsrsrs)
A-ha : Take on Me
Heart : if looks could kill
Take My Breath Away( trilha sonora do filme TOP GUN ASES INDOMAVEIS e o tema desse filme tbm)
Axel Foley theme ( do filme um tira da pesada)
yello : oh yeah
Hear 'n Aid - star ( essa musica é a resposta "metaleira" a we are on world do m. jackson)
e tem varias outras q não me lembro o nome agora
rsrsrsrsrs
belo post mari ^^

Ana LazaFornaza disse...

ADOROOOO Anos 80!!!! Nasci em 85 então ainda vivi 5 anos nessa maravilhosa época e lembro de algumas coisas. Lembro mais por causa do meu irmão que vivenciou muito bem essa época. Ele é 11 anos mais velho que eu. Sou completamente apaixonada pela música 80, pelos brinquedos 80, pelos filmes 80... queria ter sido adolescente em 80 (também em 70 e em 60 kkkk). Parabéns pelo post!