26 de fev de 2012

Top 5 - Filmes

Hoje vou postar sobre meus filmes favoritos. Como eu queria encaixar em um Top 5, alguns ficaram de fora, por isso talvez eu faça uma parte II outra hora. Enquanto eu escrevia sobre os filmes, notei que cada um deles (menos Alexandria) tem uma música marcante. Escrevi sobre isso nos trechos em azul.

Na Natureza Selvagem (Into the Wild): Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca. Meu filme preferido! Excelente trilha sonora na voz de Eddie Vedder. Minhas canções favoritas são Society, Rise e Guaranteed.
 







Closer - Perto Demais (Closer): Anna é uma fotógrafa bem sucedida que conhece e seduz Dan Woolf, um jornalista sem sucesso tentando lançar um livro, os dois acabam tendo um rápido envolvimento. A seguir, Anna conhece Larry Gray de uma forma um tanto inusitada, e, mais tarde, se casa com ele. Dan mantém um caso com Anna mesmo depois de seu casamento e usa a misteriosa Alice, uma stripper, como sua musa inspiradora, sem saber que Alice carrega diversos segredos ainda não revelados. Já vi esse filme diversas vezes, adoro o jeito como começa, gosto dos diálogos. A trilha sonora também é boa, a música The Blower's Daughter, do Damien Rice, é uma das minhas favoritas.


Alexandria (Ágora): Século IV. No Egito, sob o poder do Império Romano, violentos confrontos sociais e religiosos invadem as ruas de Alexandria. Presa entre paredes, sem poder sair da lendária livraria da cidade, a brilhante astrónoma, Hypatia, com a ajuda dos seus discípulos, faz tudo para salvar os documentos da sabedoria do Antigo Mundo. Entre os discípulos, encontram-se dois homens que disputam o seu coração: o inteligente e privilegiado Orestes e o jovem Davus, escravo de Hypatia. O filme me fez refletir e me interessar na história da biblioteca de Alexandria e no conceito de paganismo.



The Music Never Stopped: História de um pai que se esforça para se conectar com seu estranho filho Gabriel, depois que ele adquire um tumor cerebral que o impede de guardar novas memórias. Com Gabriel incapaz de encarar as crenças e os interesses que causaram sua distância física e emocional, Henry deve aprender a abraçar as escolhas de seu filho e tentar conectar-se com ele através da música. Um filme que fala de música tem que ter uma ótima trilha sonora! Esse tem Bob Dylan, The Beatles e muito Grateful Dead. Quando assisti pela primeira vez, fiquei viciada em Summer Song, do The Tulips.
 
Jornada da Alma (Prendimi l'anima): Em 1905 Sabina, uma jovem russa de 19 anos que sofre de histeria, recebe tratamento em um hospital psiquiátrico de Zurique, na Suíça. Seu médico, o jovem Carl Gustav Jung, aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias do mestre Sigmund Freud. A cura de Sabina vem acompanhada de um relacionamento amoroso com Jung. Após alguns anos ela volta à Rússia, tornando-se também psicanalista e montando a primeira creche que usa noções de psicanálise para crianças. Década após sua morte, ela tem sua trajetória resgatada por dois pesquisadores. Gosto muito desse trecho do filme "Meu nome é Sabina Spielrein. Quando morrer quero que o Dr. Jung receba minha cabeça, só ele pode abrí-la e dissecá-la. Quero que meu corpo seja cremado e minhas cinzas espalhadas sob um carvalho com os dizeres: eu também era um ser humano." A música que marca esse filme chama-se Tumbalalaika.
 

4 comentários:

Gugu Keller disse...

Adoooooro "Closer"! Tenho o DVD e volta e meia o assisto. Considero-o bastante analítico e estou sempre descobrindo nele coisas novas...
GK

Fernando Bach disse...

Le fabuleux destin d'Amélie Poulain

Marcelo Rutshell disse...

sou fissurado pelo Into The Wild (tenho o livro, dvd, trilha sonora, camiseta e agora tô fazendo uma tattoo com o tema do filme)... dá uma passada no meu uma hora dessas ;)
http://anjogrunge.blogspot.com

Mariane Bach disse...

Bah, que legal Marcelo! Vou passar lá no seu blog sim! (: