4 de jun de 2011

Super Size Me - A Dieta do Palhaço


A Dieta do Palhaço

O filme A Dieta do Palhaço mostra o cotidiano de um homem que resolveu alimentar-se, por trinta dias, exclusivamente de produtos da mais famosa rede de fast-food do mundo, a McDonald's. Além disso, ele tentou viver ao modo da maioria dos americanos, caminhando até 5000 passos por dia.

Antes de começar sua “Mc-dieta” o protagonista do filme - Morgan Spurlock – tinha uma dieta variada, era um homem saudável e com peso normal. Para acompanhar as mudanças que sua saúde sofreria ao longo da experiência, Morgan foi auxiliado por médicos, uma nutricionista e um preparador físico. Ao longo dos dias, Morgan foi ganhando peso e, no fim do experimento, havia engordado mais de 10 kg. Além disso, sofreu mudanças de humor, várias vezes ficou com dor de cabeça, seu desempenho sexual diminuiu, teve danos no fígado e alguns componentes de seu corpo com nível alterado. Até os médicos ficaram surpresos com as mudanças causadas em Morgan, no começo eles não achavam que poderiam ser tão graves.

Em trinta dias, Morgan comeu no McDonald’s mais do que se recomenda comer em oito anos. Após a experiência, passou por uma dieta desintoxicante e depois ele voltou a sua dieta normal. Morgan levou vários meses para perder peso e recuperar sua saúde.

O filme é muito irônico e até é engraçado, e realmente faz você refletir sobre a alimentação que estamos levando e como esses novos hábitos alimentares estão transformando as nossas vidas. Além do mais, nos faz perceber como é forte a influência da mídia na nossa alimentação, nos mostra que, empresas como a McDonald’s usam as mais variadas estratégias para atingir o público.


Nenhum comentário: